Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Projeto contra tuberculose na população carcerária é criado no Brasil

Publicado por Licinio Soares Bastos
há 6 anos

Pelo menos 10% dos casos de tuberculose no Brasil sejam registrados na população carcerária. Vendo isso, o Ministério da Saúde lança nesta quarta-feira (6), o projeto de desenvolvimento de ações para a saúde da comunidade carcerária com o foco na tuberculose. Eu, Licinio Soares Bastos, creio que essa ação será muito importante para todos. A tuberculose é uma doença séria e que precisa ser acompanhada.

O programa é uma parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as ações do projeto terão duração de dois anos. A principal estratégia terá foco na educação em saúde. Serão realizadas campanhas para toda a comunidade carcerária do país. Além disso, serão produzidas também de oficinas regionais e organização da rede de atenção à saúde em 75 unidades prisionais. Essas unidades são consideradas a porta de entrada para o sistema prisional, com representação nas 27 unidades federadas no país.

O objetivo final é ampliar o diagnóstico e tratamento precoce de todos os casos. Eu, Licinio Soares Bastos, acredito que esse programa irá melhorando as estratégias de controle da tuberculose no nosso sistema prisional. Algumas populações apresentam maior risco de adoecer devido às condições de vida e saúde em que estão expostas.

Dados do Ministério da Saúde mostram que só em 2017, foram 69 mil casos novos de tuberculose em todo o Brasil, sendo que 10,5% em presos. Como médico, eu Licinio Soares Bastos, sei que reduzir a carga da doença nesses ambientes pode impactar na população geral. Já que familiares realizam visitas aos carcerários, e pela convivência com agentes de segurança e de saúde que fazem visitas regularmente aos presídios

  • Publicações40
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações50
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-contra-tuberculose-na-populacao-carceraria-e-criado-no-brasil/586874533

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)